HAP-91 é um compósito de hidroxiapatita porosa, cristalina, biocompatível, macio (devido a característica de osso medular), de pureza comprovada, amplamente testado como material de enxerto ósseo e não apresenta rejeição do organismo.
Hidroxiapatita, Ca 10[PO4]6 (OH)2, é o principal constituinte mineral de ossos e dentes de vertebrados. Quando a HAP-91 é colocada em contato com o osso danificado, funciona como um suporte para a regeneração do tecido ósseo; seus aglomerados cristalinos, altamente porosos, atuam como matriz tridimensional que é absorvida lentamente, ao mesmo tempo em que ocorre a infiltração de células formadoras de osso entre seus poros e subsequente deposição do osso hospedeiro.
A HAP-91 é altamente hidrofílica e pode ser usada não só diretamente, em forma de pó, como também agregada a gotas do sangue do próprio paciente. A pasta obtida pela agregação do líquido ao pó facilita sua aplicação e reduz significativamente as possibilidades de migração indesejável ou perda do material.
HAP-91 é produzida pela JHS Biomateriais e é apresentada em embalagens contendo diferentes granulações, prontas para o uso em condições cirúrgicas, esterilizadas em óxido de etileno (ETO) ou em radiação gama.